20061219

Rir é o melhor remédio - Parte I

"O riso: uma nova opção para a saúde

Ficou demonstrado que sem descuidar o rigor científico no atendimento médico, existem novas opções que podem servir de complemento terapeutico e contribuir para o alongamento da vida e, até, chegar aos 120 anos ou mais.
Esta é a experiência ganha durante as tentativas de alguns médicos e profissionais em diferentes ramos que colocam, de maneira mais ampla, o assunto do estado anímico como causa de muitas doenças. Eles afirmam que podem demonstrar quão benéfico é o humor e seu produto imediato, o riso, pois podem ser questões positivas nas terapias de recuperação.
O dr. Raymond Moody assegura que o bom estado de animo possui um importante poder curativo. Reafirmando essa teoria faz propostas concretas para sua inserção nas terapias em instituições da saúde: «Com o decurso dos anos, deparei com um número considerável de casos em que os pacientes que riam de si mesmos recuperavam a saúde, ou pelo menos utilizavam o sentido do humor como resposta positiva e adaptável à doença», enfatizou.
O riso, a gargalhada e mesmo o sorriso são um fenómeno complexo, que envolve aspectos fisiológicos e mentais daquele que o experimenta. Entre os aspectos fisiológicos, Moody salienta a descontracção dos músculos, bem como o movimento do diafragma, músculo que separa as cavidades abdominal e peitoral, que possui uma missão importante na função respiratória. O diafragma vê-se activamente envolvido quando rimos.
Os estudos revelam a profunda relação do riso com os estados fisiológicos e psicológicos do organismo. Entre os últimos, sobressaem o processo de regressão a um nível anterior de funcionamento mental ou emocional, geralmente como mecanismo para aliviar uma realidade que se percebe como dolorosa ou negativa.
Ao rirem, as pessoas exteriorizam simultaneamente emoções e sentimentos percebidos como uma energia que precisa de ser liberada, sobretudo quando precisamos expressar alegria e uma dada situação não o permite. O riso é também contrapartida de impressões negativas ou de certos estados emocionalmente muito prejudiciais como a cólera, o desejo de vingança, entre outros.
Por outro lado, adverte sobre as revelações da imunologia, ao demonstrar a relação estreita entre o estado emocional das pessoas e o funcionamento de seu sistema de defesa.

Este descobrimento abre um caminho fértil não só para as terapias de recuperação, mas também para focalizar as actividades de prevenção, tendo estes factores em consideração."
in Granma Internacional

Não pude de deixar de partilhar uma das melhores terapias do mundo…
Isto porque ao longo do meu dia vejo tanta, mas tanta gente e tão pouca a rir.


Que a imagem seja inspiradora!!!

Sem comentários: